terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Operação Calçada livre. A calçada é do Pedestre.

Em sua charge, Edidelson Silva retrata o desrespeito por parte de alguns motoristas à calçada, que é um espaço público exclusivo dos pedestres. Para conscientizar os condutores a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), promove a campanha 'Calçada Livre'. De cunho educativo a ação visa por em prática a determinação do Código de Trânsito Brasileiro que proíbe a obstrução das calçadas por veículos. Para isso, o setor de Educação para o Trânsito da SMTT vai as ruas da cidade e explica aos condutores a importância do espaço livre para o pedestre.

Charge de Edidelson Silva
























2 comentários:

  1. A ação coercitiva da lei através do cumprimento por seus agentes, representantes legais do Estado, não pode ser expressiva sem um mecanismo que lhe dê autonomia para desenvolver aquilo que lhes foram propostos. Enquanto não se implantar o AIT eletrônico ou manual que foi licitado por alguns milhares de reais, e até então está guardado irresponsavelmente, não haverá mudança alguma no comportamento de alguns condutores de nosso município, bem como os passantes. Enquanto isso não acontece, a ordem do dia é que os Agentes de Trânsito se dispunham com os condutores infratores e negociem com eles o não cometimento das infrações. Lamentável isso. Quase todos os dias os agentes são ameaçados verbalmente, em alguns casos até ameaça de morte.
    Talvez as autoridades locais só acordem para isso quando acontecer o mesmo que Vitória da Conquista, a pouco tempo, onde um agente teve sua vida ceifada covardemente estando ele no exercício da função. Resultado da exposição sem mecanismos de coerção e sem segurança, deveres do Município e Estado respectivamente.
    A única certeza que temos está nas fotos exibidas por este site e no nosso dia a dia. O cenário é de risco, em especial para o pedestre, parte sempre menos favorecida. Enquanto isso aguardaremos que nossos administradores atentem à necessidade de se adotar uma política coercitiva, humana e eficaz, fazendo do trânsito de Lauro de Freitas um modelo para todo o Brasil.
    Aurivaldo Nascimento

    ResponderExcluir
  2. ACHO A INICIATIVA APLAUSIVA , NO ENTANTO ELA DEVERIA SE ESTENDER AO DEMAIS BAIRROS DO MUNICIPIO.
    ONDE EU MORO POR EXEMPLO,NA RUA JOSE GERONIMO DE SANTANA PROXIMO AO NOVO CONDOMINIO VIDA BELA , ONDE FORAM FEITOS REPAROS RECENTEMENTE NA RUA PELA CONSTRUTORA DO IMOVEL ,EXISTE ATUALMENTE VARIAS CAÇAMBAS E TRATORES DURANTE TODA EXTENÇÃO DA RUA IMPEDINDO O TRAFEGO DE VEICULOS, CHEGANDO JA QUASE ACONTECER ACIDENTES FATAIS POR CAUSA DO IMPEDIMENTO DESTA RUA ,POR ESTES VEICULOS GRANDES , IMPEDINDO ASSIM O TRAFEGO NA MESMA !

    ResponderExcluir