Lei Seca
Uma das principais causas de morte na juventude são os acidentes com automóveis, quase sempre ocasionados pela triste combinação de jovem, volante e bebidas. Para diminuir esses acidentes, foi criada, em 2008, a Lei 11.705, mais conhecida como “Lei Seca”, que tenta acabar com o abuso de álcool entre a população brasileira.
Esta Lei desde que entrou em vigor assume tolerância zero com o álcool para quem vai dirigir. Antes dela, um motorista podia ter até 0,6 grama de álcool por litro de sangue. Até 0,2 grama de álcool é admitido devido a presença de álcool na composição de alguns alimentos, medicamentos etc.
Agora, mais do que 0,2 grama de álcool por litro de sangue, corresponde á infração gravíssima, com multa de R$ 957,00. Se o índice for superior a 0,3 grama, a contravenção deixa de ser infração e passa a ser crime. As punições variam de multa a prisão. Outros países adotam punições rígidas para quem bebe e dirige.
O teste do bafômetro é feito para medir o índice de álcool no organismo. Ele pode ser aplicado por policiais rodoviários, agentes de trânsito e policiais militares.
Velocidade
Todas as pessoas se movimentam, algumas mais devagar, outras mais rápido, mas, todas transitam pela cidade e estão expostas aos riscos de motoristas negligentes com os limites de velocidade.
Nas estradas, ninguém é esperto por correr mais. Os quem pensam que são espertos por guiarem em altas velocidades podem ser as primeiras vítimas. Quando os carros, em alta velocidade, colidem, os estragos são grandes. Se o encontro for entre os carros em alta velocidade e os pedestres, a morte, quase sempre, é inevitável.
Você motorista, respeite as velocidades, respeite a vida. Você, pedestre, saiba sempre qual é o lugar mais seguro pra transitar. Ande sempre nas calçadas e só atravesse as ruas nos cruzamentos, onde há sinal e faixa para pedestres.
Trânsito é cidadania. Dirigir com responsabilidade, respeitando as leis, velocidades e as autoridades de trânsito, é cumprir seu dever como cidadão.
Direção defensiva, trânsito seguro
Você pode fazer a sua parte no trânsito evitando muitos acidentes. Basta dirigir utilizando a direção defensiva, pois são técnicas que ajudam o motorista a dirigir com segurança, cautela e civilidade. Tais procedimentos fazem com que o motorista mude a forma de dirigir, evitando situação de perigo, através da observação da sinalização, postura ao dirigir, uso correto dos retrovisores, manutenção periódica e preventiva do carro, uso do cinto de segurança, entre outros itens.
Quando dirigir à noite, evite olhar diretamente para os faróis dos veículos que estão na direção contrária. O clarão desses faróis pode provocar cegueira noturna por alguns segundos, tempo bastante para causar um acidente, principalmente, se estiver em alta velocidade. Dirija sempre pensando em segurança, independente dos fatores externos e das condições adversas que possam estar presentes. A direção defensiva possui cinco elementos necessários para identificar situações que podem gerar acidentes: conhecimento, habilidade, atenção, previsão e decisão.
Sua atenção no trânsito deve ser total.
Motociclistas
O baixo custo de aquisição de uma motocicleta e os constantes engarrafamentos nas grandes cidades proporcionam um grande aumento no número destes veículos nas ruas. Porém, em contrapartida a esta tendência, outra estatística vem sendo revelada: o número de mortes por acidentes de trânsito.
Por muitas vezes, a sensação de liberdade proporcionada pela motocicleta é confundida com irresponsabilidade. Obedecer às leis de trânsito é obrigação do motorista. Além disso, alguns cuidados especiais se fazem necessários:
- Uso do capacete na cabeça, com viseira arriada e cinta fechada;
- Ultrapassagem só pela direita;
- Nunca transportar crianças com menos de 7 anos;
- Faça sempre a manutenção preventiva da moto.
Itens de Segurança
Até 2014, todos os carros novos terão o Airbag como item de segurança.
O equipamento diminui a gravidade dos acidentes e reduz o número de traumatismos e seqüelas, como, por exemplo, os riscos de ferimentos na cabeça e no tórax, amortecendo o movimento do corpo contra o volante.
Não se esqueça de usar o cinto de segurança e o apoio da cabeça, que diminuem o impacto no momento da colisão. Se os cintos de segurança não forem utilizados, o acionamento da bolsa de ar (Airbag) pode causar ferimentos. Mantenha as mãos na parte externa do volante e não coloque objetos entre o Airbag e o motorista. Evite apoiar mãos e pés no painel (passageiros) e não dirija muito próximo ao volante. O freio ABS pode impedir que um acidente ocorra. Em uma freada brusca, as rodas não travam e o veículo não derrapa, mantendo sua aderência com a pista.
O motorista tem o controle do carro e consegue desviar com segurança.
Segurança
Siga algumas dicas para uma viagem segura:
. Mantenha seu veículo sempre em boas condições de funcionamento. Faça revisões e deixe tudo bem regulado. Entre os itens mais importantes a serem checados estão o sistema de freios, checagem de eixos, molas, rolamentos, pivôs, bandejas, batentes e buchas;
. Mantenha a sua documentação e a de seu veículo sempre atualizadas.
Nunca dirija quando estiver cansado, com sono ou estressado. Pare a cada 200 km, descanse por, no mínimo, 5 minutos, faça um breve alongamento antes de prosseguir viagem;
. Respeite os direitos dos pedestres. Lembre-se de que, você quando está fora do carro, também, é pedestre. Pare e deixe o pedestre atravessar na faixa, com segurança. Respeite, também, os direitos dos ciclistas e dos motociclistas;
. Só ultrapasse com segurança;
. Cuidado com as curvas e lombadas. Nunca faça ultrapassagens nesses pontos. A decisão e a manobra de ultrapassagem devem ser precisas e imediatas;
. Informe-se sobre a rodovia e suas condições antes de viajar;
. Trafegue na velocidade permitida para a via;
. Se for dia, utilize farol baixo, para que os outros condutores vejam o seu carro;
. Esteja atento a tudo: aos semáforos, aos outros veículos e aos pedestres.
. Não beba antes de dirigir;
. Em dias chuvosos, as pistas ficam escorregadias. Diminua a velocidade, acenda os faróis e aumente a distância para o veículo que segue à sua frente.
Dicas para dirigir com segurança
1 – Menores devem ir no banco de trás, com cinto de segurança;
2 – Sob chuva ou neblina, a atenção deve ser redobrada e a velocidade deve ser moderada;
3 – Celular: Só use-o com o veículo parado;
4 – Seja prudente: Reduza a velocidade ao chegar aos cruzamentos;
5 – Dê preferência aos pedestres;
6 – Obedeça a sinalização. Ela existe para a sua segurança;
7 – O Uso do cinto é obrigatório para todos os ocupantes do veículo;
8 – É importante manter a distância de outros carros para que, em uma freada, não ocorra um acidente;;
9 – Aguarde uma posição segura e permitida para fazer ultrapassagens, acionando a seta e verificando se há tempo para o procedimento.
Se beber não dirija
1 – Grande parte dos acidentes com vítimas é causada por motoristas embriagados ou drogados;
2 – A bebida afeta a capacidade de dirigir, pois atua diretamente no cérebro, comprometendo a visão, a audição e todos os reflexos;
3 – Álcool no sangue diminui a capacidade de avaliar distância e velocidade, diminuindo o tempo de visualização, reação e viagem
Compreensão dos Dispositivos de Retenção
Bebê Conforto – Deve ser utilizado para a proteção de bebês de 0 a 01 ano.
Cadeirinha – Deve ser utilizada para a proteção de crianças de 01 a 04 anos.
Assento Elevado ou Assento de Elevação - Deve ser utilizada para a proteção de crianças de 04 a 7,5 anos.
Crianças de 7,5 anos a 10 anos, considerando a massa corpórea ou corporal, devem ser transportadas no banco traseiro, utilizando o cinto de segurança.
A partir de 10 anos a criança, considerando a massa corpórea ou corporal, pode ser transportada no banco dianteiro, utilizando o cinto de segurança.